.:: Hotéis e Pousadas
 - Ordem Alfabética
 - Por Bairros e Praias
 - Por Tarifas
 .:: Imóveis
 - Casas para Temporada
 - Imobiliárias
 .:: Onde Comer e Beber
 - Lanchonetes e Sorveterias
 - Restaurantes e Pizzarias
 .:: O Que Fazer
 - Bares e Casas Noturnas
 - Lazer e Aventura
 - Galerias de Arte
 .:: Turismo
 - História
 - Praias
 .:: Serviços e Utilidades
 - Como Chegar
 - Táxis e Transfers
 - Telefones Úteis
 .:: Fale Conosco
 - Contato
 
 .:: Notícias
 

CIDADE BIBLIOTECA

Projeto desenvolvido em Búzios visa fomentar e democratizar a leitura, através de diversas atividades. Apreciar a arte da palavra, promover a poesia e a prosa, reunir os amantes da literatura e interagir com alguns dos personagens do dia a dia na cidade de Búzios. Essas são algumas das propostas das atividades promovidas pelo projeto Cidade Biblioteca, desenvolvido em Búzios. A iniciativa educacional sem fins lucrativos trabalha em parceria com Prefeitura Municipalpor meio da Secretaria Municipal de Cultura.

São diversas atividades desenvolvidas como o Sarau de 5º, que acontece toda última quinta-feira do mês, na Biblioteca Municipal. O Sarau na Praça, que acontece toda primeira quarta-feira do mês, na Praça Santos Dumont. O Clube de Leitura, o Troca-troca de livro, e Biblioteca Andante (biblioteca itinerante), que passa por variados eventos da cidade levando livros de acordo com o tema da festividade.

Independente de como a atividade é realizada, todas tem como foco fomentar e democratizar a leitura. “Nosso sonho é fazer com que toda nossa população seja composta por leitores, o que automaticamente fará de Búzios uma cidade biblioteca”, contou animada Luiza Barbosa, que é uma das idealizadoras dessa ideia.

De acordo com a organização, além das atividades já desenvolvidas, há novos planos para o início do ano que vem. Há planos para a leitura de livros em hospitais, o projeto “Pão e Poetas”, que deve imprimir poemas de novos artistas, assim como nomes já consagrados em papel de pão. Uma outra ideia do grupo é disponibilizar em bancos de ônibus e vans da cidade textos contando a história da cidade.

Essa ideia já é bem antiga na mente da organização, mas foi neste ano, que foi dado o ponta pé inicial, e o resultado está sendo positivo. “Em um primeiro momento, as pessoas não acreditam que tem alguém interessando em estimular a leitura, mas normalmente, quem participa de uma das atividade gosta tanto, que entra no grupo de colaboradores, e isso é uma das partes mais legais”, conta Luiza, que ainda explica que o projeto é todo formado por colaboradores. “Há aqueles que podem ajudar um dia, outros que podem ajudar outro, cada um contribui da forma que pode, e de pouquinho em pouquinho, a ajuda é muita”, comemorou.

Além de participar das atividades que são abertas e gratuitas, a população também pode ficar por dentro do que acontece e ser um colaborador através do Grupo no Facebook Cidade Biblioteca.

SARAU NA PRAÇA

O Sarau de 5º é uma das atividades, que compõe o projeto Cidade Biblioteca. O encontro acontece toda última quinta-feira do mês, na Biblioteca Municipal. A ideia é reunir figuras do cotidiano buziano com o intuito de aproximar a ficção da realidade da cidade. “Já foram convidados para dialogar com o público do sarau os produtores rurais da feira periurbana de Búzios, representantes de uma comunidade quilombola, militantes do movimento negro moradores históricos e lendários um autor local de literatura de cordel e outros artistas. Os convidados são escolhidos de forma a complementarem o tema de cada edição, trazendo suas experiências e permitindo uma reflexão crítica sobre a vida urbana, suas belezas, poesia e desafios”, conta Luiza.

 
 
Voltar
 
 .:: Publicidade
 
Pagina Principal |  Contate-nos |  Expediente |  Sites Parceiros
©2004 - 2017 Todos os direitos autorais - Desenvolvido por Portal EComputer